TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS ARMAS DE AIRSOFT

Um esporte onde um dos princípios é testar a honra dos jogadores. Através de um jogo que simula ações de combate vivida todos os dias pelas polícias e tropas de elite de todo o mundo, o Airsoft tem conquistado adeptos em todo o Brasil.

Já falamos sobre o Airsoft aqui no blog onde contamos um pouco sobre as missões do jogo, assim como os equipamentos necessários para a prática. Porém, nosso intuito com esse artigo é abordar um pouco a respeito das armas: Tudo o que você precisa saber sobre as armas de Airsoft!

Apesar das armas de Airsoft serem idênticas às armas reais, elas funcionam com sistema de pressão, onde as munições são bolinhas de plástico.

É muito comum, principalmente para quem é iniciante no esporte, ter dúvidas em relação às armas de Airsoft, porque elas são idênticas às armas verdadeiras, utilizadas em batalhas e no dia a dia dos policiais.

Airsoft é um esporte sério e regulamentado pelo Exército Brasileiro e, comprar alguns dos armamentos utilizados é necessário ir em lojas autorizadas.

COMPREENDENDO AS LEIS E PORTARIAS POR TRÁS DAS ARMAS DE AIRSOFT

O Airsoft é um esporte regulamento no Brasil através das seguintes leis e portarias: 002-COLOG, de 26 de fevereiro de 2010 e 002-Colog. O esporte  se enquadra na definição de arma de pressão, de acordo com o artigo 2 e a maioria das armas são longas elétricas -AEG (Airsoft Eletric Gun).

Ele ressalta que, a portaria deixa claro que, apesar de as réplicas serem muito parecidas com armamentos de verdade, elas não funcionam como armas convencionais.

No decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000, conhecido como R-105, em seu anexo I é apresentado a relação dos produtos controlados.

As armas elétricas, por exemplo, são apenas permitidas para maiores de 18 anos, sendo que é necessário mantê-las sempre com as pontas vermelhas ou laranjas, e porte sempre com a Nota fiscal dela legalizada no Brasil.

CUIDADOS EM RELAÇÃO AO PORTE

Quem pratica o esporte e está com os equipamentos e ordem, precisa ter muita atenção em relação ao porte. O praticamente jamais deve se comportar de forma ostensiva, apenas transportar sem nunca deixa-la ser vista em público e sempre fora do alcance das mãos (porta malas do carro, dentro de uma bolsa, etc.)

OS TIPOS DE ARMAS PARA QUEM QUER COMEÇAR NO AIRSOFT

Os armamentos utilizados na prática de Airsoft levam os jogadores mais ao mais próximo da realidade. Mas é claro que tudo não passa de uma diversão. Existem três tipos de armas fundamentais na prática de Airsoft, cujo funcionamento é através de sistema de molas.

A mais conhecida é a Spring, seguida das armas elétricas, as chamadas Airsoft Electric Gun, que funcionam através de baterias ou pilhas, e há também as armas que funcionam através de gás – Gás Blow Back.

Para adquirir uma arma a gás, por exemplo, é preciso ter 18 anos em qualquer loja que esteja devidamente autorizada, além de ser obrigatório ter o chamado CR, um Certificado de Registro que autoriza os praticantes de Airsoft registrados no Exército para exercitar as atividades, utilizando os produtos e armamentos controlados.

Essas armas de Airsoft precisam ter uma espécie de protetor na cor laranja que certifica que se tratam de armas para a prática do esporte. Isso é fundamental e obrigatório para diferencia-las de armas de fogo. Equipamento, sem nota fiscal e sem a ponta laranja, nada de jogar Airsoft!

BAV

Rodrigo Oliveira é Web Designer com especialização em Marketing Digital. Formado em Processamento de Dados e Marketing, atua como consultor para pequenas e médias empresas. É operador categoria 03 do BAV e responsável pelo website e comunicação do Grêmio.

Deixar uma resposta